Talibãs derrubam helicóptero e matam 4 americanos no Afeganistão

Agência AFP

CABUL - Os talibãs derrubaram um helicóptero da Otan no Afeganistão, matando quatro militares americanos nesta quarta-feira, informou o tenente-coronel Joseph T. Breasseale, porta-voz da Otan em Cabul.

"Os quatro soldados eram americanos. Morreram na província de Helmand", declarou o porta-voz da Aliança Atlântica ao anunciar que um de seus helicópteros caiu após receber disparos de rebeldes neste bastião dos talibãs.

Um porta-voz dos talibãs, Yusuf Ahmadi, reivindicou o ataque em contato com a AFP. "Derrubamos (o helicóptero) com um foguete. Caiu no mercado do distrito de Sangin".

Um funcionário do governo de Helmand, Daoud Ahmadi, confirmou à AFP que o helicóptero caiu no distrito de Sangin.

Pouco antes, um militar britânico foi morto na explosão de uma bomba artesanal no distrito de Nahr-e Sarakh, também na província de Helmand.

Em Kandahar, outro feudo dos talibãs, 39 pessoas morreram e 73 ficaram feridas numa explosão durante uma festa de casamento, informou à AFP um funcionário de alto escalão da prefeitura local, Mohammad Anaas.

"Houve uma explosão durante um casamento em Nangahaan, no distrito de Arghandab (norte de Kandahar). Pelo menos 39 corpos foram transportados ao hospital central de Kandahar; 73 pessoas ficaram feridas", declarou Anaas à AFP.

"Não sabemos ainda quantos corpos ainda estão no local", acrescentou Anaas.