ASSINE
search button

EUA, França e Rússia respondem ao acordo Irã-Brasil-Turquia

Compartilhar

Agência AFP

NOVA YORK - Estados Unidos, França e Rússia transmitiram à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sua resposta oficial ao acordo de intercâmbio de urânio assinado pelo Irã com o Brasil e a Turquia em 24 de maio, indicou nesta quarta-feira um diplomata ligado a esse organismo da ONU.

O diretor da AIEA, o japonês Yukiya Amano, se reuniu com o enviados das três nações, que entregaram suas respectivas respostas.

O acordo em questão prevê a troca na Turquia de urânio iraniano pouco enriquecido por combustível nuclear enriquecido a 20%, proporcionado pelos ocidentais para um reator nuclear de pesquisa científica em Teerã.

Essa proposta foi recebida com receio por algumas grandes potências, que a consideram uma manobra de distração iraniana para evitar novas sanções.

O diplomata, que não quis ser identificado, afirmou que não leu o conteúdo das cartas que os países entregaram.

Tudo isso acontece horas antes de uma crucial votação no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York, que poderá resultar numa nova série de sanções contra a República Islâmica por seu controvertido programa nuclear.