Casa Branca anuncia nova tentativa de conter vazamento

Agência AFP

WASHINGTON - Os novos trabalhos da BP para conter o vazamento de petróleo no Golfo do México estão em curso, anunciou nesta terça-feira a principal conselheira da Casa Branca para assuntos de meio ambiente, Carol Browner.

"Estão começando o processo", declarou Browner à CNN, referindo-se à operação que consiste em tampar a tubulação e recuperar o petróleo por meio de um cano situado em um barco na superfície. "Agora, o objetivo é conter o petróleo", explicou.

"Esperamos... que sejam capazes de recolher todo ou uma parte significativa do petróleo, que será transportado para um barco que o levará para a costa", acrescentou.

A conselheira do presidente americano Barack Obama evocou também a dificuldade que existe com o início da temporada de furacões nesta terça-feira. "Se um furacão chegar ao Golfo do México, o barco não poderá permanecer no local, o que quer dizer que teremos um vazamento irrefreável", disse.

"Esperamos o melhor, mas estamos nos preparando para o pior, trabalhando com os governadores e as comunidades para dar a eles o que precisam, para proteger a costa e recuperar a costa que tiver sofrido algum impacto".