Relatório da ONU diz que Irã não coopera sobre tema nuclear

Agência AFP

WASHINGTON - Os Estados Unidos informaram nesta segunda-feira que um relatório das Nações Unidas mostra "o contínuo fracasso do Irã em cumprir com suas obrigações internacionais, além de uma persistente falta de cooperação" com a ONU sobre o programa nuclear de Teerã.

Segundo o porta-voz do conselho americano de Segurança Nacional, Michael Hammer, um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) revelou nesta segunda-feira que o Irã já produziu ao menos 5,7 quilos de urânio altamente enriquecido.

Hammer destacou que a AIEA "segue preocupada com a possível existência no Irã de atividades não reveladas relacionadas à produção nuclear, incluindo a área militar".

"Este último relatório da AIEA mostra claramente o contínuo fracasso do Irã em cumprir com suas obrigações internacionais, e sua persistente falta de cooperação com a Agência de Energia Atômica".

"O relatório assinala o contínuo enriquecimento de urânio por parte do Irã, a 3,5% e a 20%, a construção de um reator de pesquisa de água pesada, e a rejeição ao acesso da AIEA às instalações atômicas para responder as perguntas em curso...".