Itamaraty recebe informação de que brasileira está bem em Israel

Luciana Lima, Agência Brasil

BRASÍLIA - O Ministério das Relações Exteriores informou que autoridades israelenses disseram ao encarregado de negócios do Itamaraty, em Tel Aviv, que a brasileira Iara Lee que estava em um dos navios da Flotilha da Liberdade, está em bom estado de saúde. O Itamaraty disse, no entanto, que ainda não conseguiu falar com a brasileira, de origem coreana, que atualmente morava nos Estados Unidos para confirmar as informações.

Iara Lee é cineasta e estava em um dos navios atacados por Israel na madrugada de hoje (31), no confronto que deixou nove pessoas mortas. A frota levava suprimentos e cerca de 700 pessoas para Faixa de Gaza e estava a 120 quilômetros da costa israelense, em águas internacionais, quando foi atacada.

A embaixada de Israel no Brasil também divulgou nota informando que autoridades israelenses localizaram a cineasta. Essas informações foram repassadas para o Itamaraty pelo embaixador de Israel, Giora Becker.

De acordo com a embaixada de Israel, Iara Lee estava registrada na lista de passageiros como cidadã norte-americana. A embaixada informou ainda que Iara Lee está em boas condições de saúde e recusou a opção de deixar o país voluntariamente. De acordo com a embaixada, neste momento, a cineasta está com as autoridades israelenses aguardando ser deportada.