Líder do Catar destaca dificuldades vivida por jovens na Faixa de Gaza

Agência Brasil

RIO DE JANEIRO - A xeica do Catar, Mozah bint Nasser Al Missned, disse hoje (28) que a proibição da entrada de materiais de construção e as poucas oportunidades na área de educação na Faixa de Gaza prejudicam o futuro da juventude palestina. Ela ressaltou que os jovens vivem atualmente, na região, cercados e sacrificados pelo bloqueio de Israel ao território.

Temos duas escolhas: ou a gente constrói a confiança [entre os povos] ou podemos continuar usando a desconfiança e o sofrimento como recurso [de relação entre as sociedades] , disse a xeica, durante o discurso na manhã de hoje (28), na abertura do 3º Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, no Rio de Janeiro.

Já o alto representante da Aliança de Civilizações, Jorge Sampaio, disse que uma aliança com propostas de ação concreta em torno do diálogo e da tolerância pode ajudar a resolver muitos conflitos no mundo atualmente.

A maioria dos conflitos internacionais e das tensões dentro das sociedades hoje é uma interseção de divisões religiosas e culturais. A Aliança de Civilizações se coloca precisamente para enfrentar essas encruzilhadas e atuar como uma plataforma para diálogos , disse Sampaio.