Nuvem de cinzas pode afetar tráfego aéreo português no sábado

Agência AFP

PORTO - O tráfego aéreo poderá ser afetado no sábado de manhã no aeroporto do Porto (norte de Portugal), devido à nuvem de cinzas expelida pelo vulcão da Islândia que se dirige para o norte da península ibérica, anunciou na noite desta sexta-feira a agência portuguesa de navegação aérea (NAV).

A nuvem, que se desloca a cerca de 20 mil pés, "avança atualmente pelo norte de Portugal continental" e "poderá provocar perturbações no aeroporto do Porto entre 07H00, hora local (03H00 de Brasília), e 13H00 local (09H00 de Brasília)", informou a agência em um comunicado.

Um pouco mais cedo, a Espanha anunciou o fechamento progressivo de três aeroportos do noroeste do país a partir das 00H00 GMT (21H00 de Brasília).

De acordo com a NAV, a nuvem, que se dirige pelo norte da península ibérica, é "de uma densidade mais forte" que uma primeira concentração de cinzas vulcânicas já presentes no sudoeste de Portugal.

O vulcão islandês Eyjafjallajokull entrou em erupção no dia 14 de abril, expelindo uma nuvem de cinzas que paralisou o tráfego áereo da Europa por uma semana. A emissão de cinzas diminuiu e os ventos permitiram a reabertura dos aeroportos e a retomada dos voos na região.