ASSINE
search button

BP pagará custos de limpeza de vazamento nos EUA

Compartilhar

Agência AFP

LONDRES - A companhia de petróleo britânica BP, que administrava a plataforma que afundou no Golfo do México, pagará "todos os custos necessários e apropriados de limpeza" da mancha negra, afirma a empresa em um comunicado divulgado nesta segunda-feira.

"A BP assume a responsabilidade da resposta ao vazamento de óleo. Nós vamos limpar", afirma o grupo no comunicado publicado em um site dedicado à gestão da catástrofe ecológica.

"A BP pagará todos os custos necessários e apropriados de limpeza", completa o texto.

Durante uma visita às costas da Louisiana no domingo, o presidente americano Barack Obama, já havia culpado a empresa britânica.

"Que as coisas sejam bem claras: a BP é responsável pelo vazamento. A BP pagará", afirmou.

O vazamento joga 800.000 litros de petróleo diários no mar.

O comunicado afirma ainda que a BP se compromete "a pagar todas as demandas de indenização legítimas e objetivamente verificáveis por perdas e danos vinculados pelo vazamento", citando em particular os danos aos bens, prejuízos às pessoas e perdas comerciais.

Segundo o jornal New York Times, a lei federal estabelece o limite de 75 milhões de dólares pela responsabilidade da BP no caso da mancha negra, fora os custos de limpeza.

Um fundo federal, alimentado por um imposto sobre o petróleo, pode cubrir até um bilhão de dólares de reparos, segundo o jornal americano.