George W. Bush anuncia livro com detalhes inéditos sobre sua vida

Agência AFP

NOVA YORK - O ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, publicará em novembro um livro de memórias sobre decisões tomadas, no qual não faltarão particularidades de seu passado, incluindo o alcoolismo e a experiência com os atentados de 11 de setembro de 2001.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela editora do livro que se chamará "Decision Points", Pontos de Decisão, numa tradução livre, a Crown Publishers.

"Desde que saiu da Sala Oval, o presidente Bush concedeu poucas entrevistas e falou não muito sobre sua presidência, preferindo dedicar-se quase que diariamente a escrever Decision Points, um relato particularmente pessoal e sincero de como e por que tomou as decisões cruciais em sua vida", precisa a editora em comunicado.

Crown promete "detalhes extraordinários" sobre os momentos posteriores aos atentados do 11 de setembro, a bordo do avião presidencial Air Force One, ou em sua sala na Casa Branca, quando decidiu fazer a guerra contra o Iraque.

Bush revela, além disso, detalhes íntimos da decisão de abandonar a bebida, sua descoberta da fé e das relações com a família.

"Escreve de forma honesta e direta sobre seus defeitos e erros, sobre conquistas como a reforma na educação, o tratamento da Aids ou da malária e as medidas para evitar que o país fosse alvo de um novo ataque terrorista", acrescenta a editora.

Para a divulgação do livro, que custará 35 dólares, o ex-presidente (2001-2009) prevê realizar uma viagem promocional pelos Estados Unidos.