Papa elogia padres de uma organização de luta contra a pedofilia

Agência AFP

CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI elogiou neste domingo os membros de uma associação italiana de luta contra a pedofilia fundada por um padre e declarou que queria "agradecer e animá-los" a continuar realizando seu trabalho.

Bento XVI lembrou que este domingo foi declarado na Itália dia nacional das vítimas de pedofilia e declarou que deseja "agradecer e estimular mais concretamente aqueles que se dedicaram à prevenção e à educação de padres, professores e monges".

Sem se referir diretamente à pedofilia, disse dirigir-se "em particular à Associação Meter que se dedicou à luta contra a violência, a exploração e a indiferênça sofrida pelas crianças".

Vários membros dessa associação, criada há 14 anos por um padre siciliano, estavam na Praça São Pedro quando o papa fez as declarações - depois da celebração da missa de domingo - através de uma janela de seu apartamento no Vaticano.

Na semana passada, o papa aceitou a renúncia de dois religiosos envolvidos em acusações de pedofilia que foram reveladas na Europa e no continente americano.