Irã dispara cinco mísseis de teste no Golfo Pérsico

Agência AFP

IRÃ - A Guarda Revolucionária, o exército ideológico do regime iraniano, dispararam neste domingo cinco mísseis durante testes no Golfo, apresentados por um alto funcionário como uma resposta às "ameaças nucleares" dos Estados Unidos.

Mísseis terra-mar e mar-mar foram disparados simultaneamente contra os alvos, anunciou o canal estatal de TV, sem apresentar mais detalhes.

Um deles tinha alcance de 300 km, afirmou a agência de notícias Fars, acrescentando que outros dois mísseis, Noor ("luz") e Nasr ("vitória"), também foram testados, sem indicar, no entanto, seu alcance.

Os testes terrestres, aéreos e navais têm o objetivo de comprovar a capacidade da Guarda Revoluciomária "de preservar a segurança do Golfo Pérsico, o estreito de Ormuz e o Golfo de Omã", segundo o general Hossein Salami, subcomandante dessas tropas de elite.

Cerca de 40% da produção mundial de petróleo provêm da região do Golfo e grande parte transita pelo estreito de Ormuz, segundo dados do departamento americano de Energia.