Israel ajudou cientista nuclear iraniano a fugir

Agência AFP

TEERÃ - Israel ajudou um cientista iraniano envolvido no programa nuclear da república islâmica a fugir de Teerã, anunciou neste sábado a rádio militar israelense.

Um cientista nuclear pediu recentemente asilo político em Israel depois de receber ajuda para fugir do país, afirmou durante um evento público em Ramat Gan, perto de Tel Aviv, o vice-ministro de Desenvolvimento para o Neguev e a Galileia, Ayud Kara.

"Ainda é muito cedo para apresentar mais detalhes", completou o vice-ministro, que se limitou a afirmar que o cientista "está atualmente em um país amigo".

"Israel ajudará todos aqueles que desejam acabar com a ameaça estratégica nuclear que o Irã impõe não apenas a nosso país, mas também ao conjunto do mundo civilizado e democrático", acrescentou Kara.

Israel e as potências ocidentais acusam o Irã de querer produzir armamento nuclear sob a a fachada de um programa civil, o que Teerã nega.

O Irã anunciou recentemente que um de seus físicos nucleares, Shahram Amiri, estava nos Estados Unidos, depois de ter sido "sequestrado" em 2009 na Arábia Saudita, onde estava em uma peregrinação.