Irã inicia manobras no Golfo para responder a ameaças americanas

Agência AFP

TEERÃ - A Guarda Revolucionária (Pasdaran), exército ideológico do regime iraniano, iniciou nesta quinta-feira manobras no Golfo, em resposta às ameaças nucleares dos Estados Unidos.

"A mensagem mais importante destas manobras frente às ameaças nucleares americanas é que resistiremos firmemente para mostrar a todos aqueles que ameaçam a paz e a segurança mundiais que não têm capacidade de lançar uma guerra, inclusive nuclear", declarou o hoyatoleslam Ali Shirazi.

"Há 31 anos, os Estados Unidos não param de nos ameaçar, mas foram incapazes de fazer algo", acrescentou este representante do guia supremo, o aiatolá Ali Khamenei, citado pela agência Irna.

Em sua nova doutrina nuclear, os Estados Unidos afirmam não descartar, em caso de conflito, um ataque nuclear contra o Irã, a quem acusam de tentar dotar-se de armas nucleares apoiando-se em seu programa civil, apesar dos desmentidos de Teerã.

Durante o primeiro dia de manobras, que prosseguirão até sábado, foi testada uma nova lancha rápida com força de destruição muito importante, segundo as fontes militares.