Bento XVI celebrará missa em homenagem a João Paulo II

Agência ANSA

CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI celebrará uma missa no próximo dia 29 em homenagem ao seu antecessor, João Paulo II, em ocasião do quinto aniversário de morte do Pontífice.

A cerimônia está programada para ocorrer às 18h locais (13h no horário de Brasília) na praça São Pedro, no Vaticano.

João Paulo II morreu em 2 de abril de 2005. Após sofrer um atentado em 1981 em plena praça São Pedro, ao ser atingido por disparos do turco Mehmet Ali Agca, sua saúde ficou debilitada, já que ele também sofria de mal de Parkinson.

Karol Wojtyla, seu nome de batismo, foi eleito papa em 16 de outubro de 1978 e permaneceu no posto por cerca de 27 anos, exercendo um dos maiores pontificados da Igreja Católica.

Um mês após seu falecimento, foram iniciados os trâmites para sua beatificação, contrariando as normas vaticanas, que exigem um período de, no mínimo, cinco anos para isto.

Atualmente, o processo está em fases finais, sendo que uma equipe de especialistas está analisando os milagres atribuídos a João Paulo II, entre eles o da freira francesa Marie Simon-Pierre, que teria sido curada do Mal de Parkinson por intercessão do Pontífice.

No fim do ano passado, Bento XVI assinou o Decreto das Virtudes de seu antecessor, elevando-o ao título de "venerável". Para a finalização do processo é necessária a comprovação de um milagre e, consequentemente, a assinatura do Decreto dos Milagres, o que poderia ocorrer ainda este ano.