Google publica imagens de base secreta britânica

Portal Terra

LONDRES - Autoridades da Grã-Bretanha criticaram o Google após o serviço de localição da empresa, o Street View, mostrar imagens com detalhes de bases militares secretas. Entre as imagens publicadas na internet está o quartel general do Special Air Service, SAS.

Usuários podem ter uma visão de 180 graus da entrada do local, em Credenhill, Herefordshire. Essas imagens nunca foram divulgadas em mapas por questões de segurança.

De acordo com o jornal Daily Mail, chefes militares pediram ao Google que remova as imagens do Street View, alegando que as fotos podem tornar o local alvo para ataques terroristas.

- As imagens são inaceitáveis em tempos de terrorismo. Eu não gostaria que um terrorista fosse inspirado pelas imagens e seria terrível se estivéssemos fornecendo ajuda aos inimigos - disse o deputado Paul Keetch.

O Google defende as fotos e disse que não tem planos de retirá-las do site. Segundo a porta-voz do Google, Laura Scott, o Google só possui imagens de vias públicas e isso não é nada diferente do que uma pessoa veria se estivesse caminhando na rua, portanto não há risco significativo.