Vulcão entra em erupção na Islândia e alerta autoridades

Portal Terra

DA REDAÇÃO - Um vulcão que fica na geleira de Eyjafjallajoekull, localizada no sul da Islândia, entrou em erupção perto da 0h deste domingo, segundo informações da BBC. Um vulcão não entra em erupção neste local há quase 200 anos. A Defesa Civil da Islândia declarou estado de emergência no sul do país e começou as evacuações nas vilas próximas, especialmente em Skógar, que fica mais próxima.

Como a erupção deve derreter o gelo que cobre o vulcão, as evacuações começaram em todo o entorno da montanha. Cinzas vulcânicas começam a cair sobre a cidade de Fljótshlíd. A Cruz Vermelha começou a montar abrigos para os residentes das cidades próximas que têm de sair de suas casas.

De acordo com a BBC, um oficial do departamento de proteção civil da Islândia, Sigurgeir Gudmundsson, disse estimar que ninguém está em perigo imediato, mas o processo de evacuações continuará. "Começamos um plano de retirar de 500 a 600 pessoas de suas casas", disse. A geleira de Eyjafjallajoekull fica a cerca de 120 km da capital islandesa, Reykjavik.