JB Online
DA REDAÇÃO - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou hoje o bloqueio de Israel contra a Faixa de Gaza, o definindo como "inaceitável" e "insustentável" durante uma visita à região palestina.
Ban, que está viajando por territórios palestinos e israelenses, chegou esta manhã à FAixa de Gaza e foi a alguns dos bairros mais atingidos pelos ataques israelenses do ano passado.
Em entrevista a repórteres locais, o Secretário-Geral declarou que "o bloqueio imposto (por Israel) na Faixa de Gaza é inútil e inaceitável", além de "causar um sofimento inaceitável aos seres humanos".
Ban destacou que, além de causar sofrimento a população em Gaza, o bloqueio é contraproducente, uma vez que "enfraquece os moderados" e "outorga poder aos extremistas".
Ele também declarou que se sentia "perturbado" ao ver os danos causados pleos bombardeios que a força-aérea israelense lançou entre 27 de dezembro de 2008 e 18 de janeiro de 2009, que provocaram cerca de mil e 400 mortes, em maioria de civis.