Canadá: objetos de programa espacial

Jornal do Brasil

DA REDAÇÃO - Um traje usado pelo cosmonauta Anatoli Artsebarsky, peças de naves Soyuz que viajaram ao espaço e um painel de controle da estação espacial Mir são alguns dos objetos que fizeram parte do programa espacial soviético e que serão leiloados este mês no Canadá.

É significativa a quantidade de objetos vendidos neste leilão associado ao programa espacial soviético, objetos que foram usados para pesquisa e testes em terra e alguns que de fato viajaram ao espaço disse Sean Quinn, da casa de leilões Waddington's. A gente se dá conta da magnitude do programa espacial soviético ao manipular todos estes objetos..

Os soviéticos começaram a trabalhar com foguetes na década de 30, e a eles se atribuem marcos da corrida espacial, como o primeiro satélite a orbitar a Terra, o primeiro lançamento de míssil balístico, o primeiro ser humano a viajar ao espaço e as primeiras sondas enviadas a Vênus e Marte. O vendedor destes itens é um imigrante do leste europeu que reuniu a coleção ao longo de mais de 20 anos.