Mujica presta juramento como novo presidente do Uruguai

Agência ANSA

MONTEVIDÉU - O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, prometeu hoje fidelidade à Constituição ao prestar juramento como novo chefe de Governo do país, no Palácio Legislativo, em Montevidéu.

- Me comprometo por minha honra a desempenhar lealmente o cargo que me foi confiado e a defender a Constituição da República - disse Mujica, ao lado do vice-presidente do país, Danilo Astori, e da primeira-dama, Lucía Topolansky, que também preside a Assembleia Geral (Congresso).

Após prestar o juramento, Mujica oferecerá um coquetel aos líderes regionais e autoridades convidadas, e fará um tour pela cidade em um carro elétrico com emissão zero de poluentes.

Junto a Astori, Mujica percorrerá cerca de 15 quadras, do Palácio Legislativo até a Avenida 18 de Julio. Às 17h locais (16h no horário de Brasilia), ele receberá a faixa presidencial em uma cerimônia ao ar livre, na Praça Independência.

Mujica, ex-guerrilheiro tupamaro de 74 anos, é o segundo presidente da coalizão de esquerda Frente Ampla. O primeiro, o atual mandatário, deixa o comando do país com mais de 60% de apoio popular.

Entre os chefes de Estado presentes no evento destacam-se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o venezuelano Hugo Chávez, o colombiano Álvaro Uribe e a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.