Sobe para 24 número de mortos durante tumulto em mesquita de Mali

Agência AFP

BAMAKO - Pelo menos 24 pessoas morreram na quinta-feira à noite em um tumulto próximo à mais antiga mesquita de Tombouctou, no noroeste do Mali, onde uma multidão de fiéis entrou em pânico, segundo fontes hospitalares e policiais. - Dezesseis corpos foram levados para o hospital de Tombouctou e 55 pessoas ficaram feridas - indicou à AFP uma fonte hospitalar.

Enquanto isso, segundo uma fonte policial, "pelo menos outros oito corpos passaram pelo necrotério" do hospital de Tombouctou. Esses mortos teriam sido enterrados rapidamente, seguindo a tradição muçulmana.

A tragédia ocorreu nas imediações da mais antiga mesquita de Tombouctou, a mesquita de Djinguereber, atualmente em obras.

- As pessoas caminhavam ao redor da mesquita. É um ritual da festa do Mulud (nascimento do profeta) e houve um tumulto impressionante. Hoje há pelo menos 15 mortos. Os corpos foram levados para o necrotério - declarou à AFP uma testemunha, Mohamed Banyugu, consultado por telefone.

Um funcionário da Prefeitura de Tombouctou, que não quis se identificar, disse que o tumulto ocorreu devido ao fechamento de uma passagem da mesquita por causa das obras, o que gerou uma grande aglomeração.