Raúl Castro comparece a cúpula regional no México

Agência ANSA

HAVANA - O presidente cubano, Raúl Castro, irá participar da II Cúpula da América Latina e Caribe (Calc), que ocorre entre hoje e amanhã no México.

Segundo o jornal cubano Granma, o mandatário presidirá a delegação do país no encontro, integrada pelo ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, e por outros membros da Chancelaria.

O evento tem o objetivo de discutir a criação de um novo organismo regional, sem a participação dos Estados Unidos e do Canadá, com função análoga à da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A meta é que a criação deste novo órgão se concretize em 2010 e que ele aborde os principais temas da região, entre eles a pobreza e a desigualdade.

Ao todo, foram convidados 33 chefes de Estado e de Governo para assistirem às reuniões, sendo que ao menos 25 deles aceitaram participar.

Entre as ausências, destaca-se a do presidente Honduras, Porfirio Lobo, cujo país não integra mais a OEA devido ao golpe de Estado que depôs o mandatário Manuel Zelaya em junho do ano passado.

A 2ª Cúpula da América Latina e Caribe ocorre na Riviera Maya, ao sul do balneário mexicano de Cancún.