Hillary Clinton deve visitar o Brasil na próxima semana

Portal Terra

BRASÍLIA - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, deve visitar o Brasil na próxima semana, segundo o jornal Folha de S.Paulo. Hillary, que fará visita à América Latina, deve chegar ao país entre domingo e segunda e se encontrar com o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, no dia 3. Entre os assuntos da visita, estariam a posição do Brasil em relação ao Irã, a atuação no Haiti e o novo governo de Honduras.

Questões sobre a cooperação econômica entre os dois países também seriam abordadas na visita. A visita da secretária de Estado aconteceria no momento em que as divergências diplomáticas crescem entre Brasil e EUA, devido a polêmicas recentes quanto às sanções ao Irã.

Os EUA tentam reunir apoio para aprovar novas sanções contra o Irã no Conselho de Segurança da ONU, depois que o país asiático anunciou o início da produção de urânio enriquecido a 20%, o que poderia indicar a capacidade de fabricação de uma bomba atômica. O Brasil defende a continuidade das negociações e considera que novas sanções são insuficientes.

A recepção dada ao presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad em visita recente ao Brasil também foi alvo de críticas nos EUA.