México e caribenhos se reúnem para discutir ajuda ao Haiti

Agência ANSA

CIDADE DO MÉXICO - Autoridades mexicanas se reúnem neste domingo com os países-membros da Comunidade do Caribe (Caricom) em Cancún para uma cúpula que antecede em um dia o encontro do Grupo do Rio, agendado para começar na segunda-feira.

A 1ª Cúpula México-Caricom reunirá os mandatários das nações participantes para discutir a relação regional e impulsionar um diálogo político em áreas de interesse comum.

Um dos temas propostos é a colaboração para auxiliar na reconstrução do Haiti, país atingido por um forte terremoto no dia 12 de janeiro. Mais de 200 mil pessoas morreram na tragédia. O presidente do Haiti, René Preval, deve participar.

"Os chefes de Estado e/ou de Governo dialogarão e trocarão pontos de vista sobre os elementos e condições essenciais para avançar com passos firmes no caminho da relação estratégica nos âmbitos político, econômico e de cooperação educativa, cultural e científico-tecnológica", diz um comunicado da Chancelaria mexicana.

A Caricom é formada por Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.