Agência ANSA
QUITO - O presidente do Haiti, René Preval, assistirá à cúpula da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) convocada para a próxima terça-feira no Equador com o objetivo de coordenar as ajudas que serão enviadas ao país, atingido por um forte terremoto no dia 12 de janeiro.
O anúncio foi feito hoje pelo chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, à imprensa local. "Quero confirmar a vocês que o presidente [Preval] nos disse que estará conosco na terça-feira, e esperamos que não haja nenhum inconveniente", disse o ministro.
Segundo Patiño, a presença do mandatário será "muito importante" para canalizar a solidariedade e o apoio à "institucionalidade" do Estado haitiano.
"Esperamos [ouvir] diretamente as demandas concretas do povo do Haiti por meio de seu presidente", afirmou o chanceler.
A cúpula foi convocada pelo mandatário equatoriano, Rafael Correa, que exerce atualmente a presidência de turno da Unasul. Ele esteve no Haiti no fim de janeiro e foi recebido por René Preval na capital Porto Príncipe.
Até o momento, já confirmaram presença no encontro os presidentes de Bolívia, Peru, Colômbia, Paraguai e Venezuela. A Unasul é formada por 12 países.