Presidentes de Equador e Paraguai reiteram apoio a Morales

Agência ANSA

LA PAZ - Os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, e do Equador, Rafael Correa, ressaltaram a importância da vitória do mandatário boliviano, Evo Morales, que inicia hoje um novo mandato de cinco anos.

- O povo paraguaio começou a ter com a Bolívia relações fraternas, justas e equitativas - contou Lugo ao chegar à capital boliviana. - Desejo o melhor de todos os êxitos a Morales - completou.

Mesmo com a orientação de seus médicos para que permanecesse em repouso, Lugo decidiu ir à cerimônia de posse, que deve começar às 12h locais (14h no horário de Brasília). Também já está no país o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e a chilena Michelle Bachelet.

Correa, que chegou a La Paz durante a madrugada, declarou que a reeleição de Morales "é uma vitória de todos". Ao mesmo tempo, advertiu que "as tentativas separatistas e desestabilizaras contra os governos progressistas, revolucionários da América Latina, não têm futuro".

Antes, Chávez também havia exaltado a vitória, considerando-a "um exemplo de que os povos da América Latina despertaram da longa noite neoliberal".

Morales inicia hoje o seu segundo mandato, após ter sido reeleito à presidência no último dia 6 de dezembro. Com 64% de apoio popular e maioria no Legislativo do país, o presidente assume com a proposta de promover um Estado socialista e comunitário.