Avião com corpo de embaixador morto no Haiti chega ao Rio

Portal Terra

RIO - O avião com o corpo do embaixador brasileiro Luiz Carlos da Costa, a segunda maior autoridade civil da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, chegou na base área do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 10h desta manhã. Costa morreu na terça-feira da semana passada, durante o terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o Haiti.

Também estavam a bordo do avião a viúva Cristina da Costa, e as duas filhas do embaixador, Ana Maria e Mariana. Elas foram recepcionados pelo comandante da base área, Saulo Valadares do Amaral, um representante do Itamaraty e dois da ONU.

Oito fuzileiros navais vão acompanhar o corpo do diplomata até o Palácio do Itamaraty, no Centro. Neste local, haverá uma solenidade de corpo presente em homenagem ao embaixador. A cerimônia está prevista para iniciar assim que o corpo do embaixador chegar ao local.

Após sair do Haiti, o corpo de Costa foi levado para Nova York, onde foi embalsamado. Na sexta-feira, ele deverá voltar à cidade americana onde será enterrado.

Também estão na base aérea do Galeão 13 familiares de quatro militares mortos no terremoto, que embarcarão ainda nesta manhã com destino a Brasília, para acompanhar a solenidade em homenagem aos brasileiros. Após a cerimônia, os familiares devem retornar com os corpos para o Rio de Janeiro, onde serão enterrados.