Hillary Clinton chega ao Haiti e promete apoio a longo prazo

Da redação, JB Online

RIO DE JANEIRO - A aguardada chegada da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, ao Haiti ocorreu neste sábado, às 15h locais (18h de Brasília). É a primeira visita de um integrante do alto escalão dos Estados Unidos ao país após o terremoto de terça-feira. A secretária deve se reunir com o presidente haitiano, René Préval, e com equipes de socorro, além de visitar a região afetada pelo terremoto.

Hillary viajou ao Haiti a bordo de um avião que transportava ajuda humanitária. Ela deve supervisionar no terreno os esforços americanos para ajudar o Haiti. A secretária de Estado está acompanhada pelo diretor da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional, Rajiv Shah.

Em entrevista coletiva concedida na última sexta-feira, Hillary descreveu os esforços como uma "luta contra o tempo" para socorrer os desabrigados.

Hillary aproveitará a curta visita para demonstrar ao povo haitiano o "apoio incondicional no longo prazo" do Governo dos EUA para ajudar na reconstrução do país mais pobre da América. A chefe da diplomacia americana deve retornar para Washington levando alguns cidadãos dos EUA que estão no Haiti.