Entrega de alimentos em helicóptero gera tumultos no Haiti

Portal Terra

SÃO PAULO - A distribuição de alimentos a partir de um helicóptero militar dos Estados Unidos neste sábado em Porto Príncipe provocou um tumulto na multidão de haitianos famintos. O helicóptero se aproximava lentamente do Estádio Delmas da capital haitiana quando centenas de crianças e jovens começaram a correr atrás da aeronave.

Um soldado que estava a bordo do helicóptero que sobrevoou o estádio por alguns segundos lançou algumas caixas pequenas, cada uma contendo alimentos, que caíram no alto de uma construção parcialmente destruída. Centenas de pessoas brigaram pelas caixas, em um tumulto indescritível.

A chefe da diplomacia norte-americana, Hillary Clinton, disse neste sábado de manhã a caminho do Haiti, que os soldados norte-americanos tinham tentado abrir áreas de aterrissagem para que os helicópteros pudessem deixar a ajuda, mas que tiveram que suspender a missão, já que os haitianos ocupavam os locais antes que as aeronaves aterrizassem.

As autoridades do Departamento de Estado perguntaram aos militares norte-americanos se a ajuda para os haitianos podia ser enviada com paraquedas, mas estes responderam que era algo "muito mais perigoso".