ASSINE
search button

Itália enviará 1 milhão de euros para vítimas do terremoto no Haiti

Compartilhar

Agência ANSA

ROMA - A Chancelaria da Itália anunciou hoje que enviará um milhão de euros em ajuda humanitária às vítimas do terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o Haiti na tarde de ontem.

Em um comunicado oficial, a diplomacia italiana também informou que mandará ao país caribenho uma missão para definir as prioridades no socorro aos feridos e desabrigados.

Por ordens do chanceler italiano, Franco Frattini, os recursos financeiros serão enviados pela Direção Geral para a Cooperação ao Desenvolvimento (DGCS) do Ministério das Relações Exteriores.

A nota da diplomacia italiana informa que 500 mil euros serão destinados ao Programa Alimentar Mundial (PAM), para atender às necessidades alimentares de urgência da população afetada pelo terremoto, cujo epicentro foi registrado a 15 quilômetros da capital Porto Príncipe.

O restante dos recursos, por sua vez, será enviado ao programa de emergência do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, para as ajudas no campo da saúde. Representantes da DGCS embarcarão hoje ao Haiti em um voo da Defesa Civil italiana.

A nota do Ministério das Relações Exteriores informa ainda que nos próximos dias deve viajar ao país caribenho um outro avião transportando bens de primeira necessidade para socorrer os feridos e desabrigados.

Por enquanto, não há informações oficiais sobre o número de desabrigados, feridos ou mortos. Sabe-se, contudo, que o abalo sísmico fez desmoronar a sede do governo, o prédio do Parlamento e o Palácio da Justiça.

Durante a madrugada ainda era possível ver a nuvem de fumaça que cobria os bairros de Porto Príncipe, apesar de o terremoto ter ocorrido às 16h53 locais (19h53 em Brasília). O Haiti é o país mais pobre do Hemisfério Ocidental, com uma renda per capita de US$ 1.300