Israel realiza ataque aéreo em Gaza, diz Hamas

Jornal do Brasil

GAZA - Israel lançou ontem um ataque aéreo na Cidade de Gaza, segundo afirmou o grupo islâmico Hamas, um dia depois de vários foguetes serem lançados do território palestino contra o território israelense. Várias explosões foram ouvidas em Gaza, mas não houve relatos imediatos de vítimas. As Forças Armadas israelenses não quiseram comentar a notícia.

Os ataques relatados pelo Hamas acontecem depois de uma série de foguetes serem lançados da Faixa contra o sul de Israel. A autoria dos ataques foi assumida pelos Comitês de Resistência Popular, uma organização armada que opera em Gaza. Após o disparo dos primeiros foguetes, a Força Aérea de Israel lançou milhares de panfletos sobre Gaza para advertir a população.

O lançamento de mísseis palestinos contra Israel foi o estopim para uma grande ofensiva militar israelense contra Gaza, entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009. Por causa da ofensiva, Israel concordou em negociar o pagamento de uma indenização à Organização das Nações Unidas, como forma de reparação pelos danos provocados em Gaza. Apesar de não haver confirmação sobre cifras, a ONU estima os prejuízos em cerca de US$ 10 milhões. Durante a ofensiva, Israel atingiu parte da infraestrutura da ONU, incluindo, escritórios e edifícios da organização A ação israelense matou cerca de 1.400 palestinos e feriu mais de 5 mil.