Talibã divulga vídeo com suposto soldado americano capturado

Portal Terra

CABUL - O Talibã divulgou um vídeo nesta sexta-feira de um suposto soldado americano capturado há mais de cinco meses no leste do Afeganistão. As imagens identificam o prisioneiro como Bowe Robert Bergdahl, mas a informação não pode ser confirmada imediatamente, segundo a agência AP, apesar de o militar estar desaparecido desde 30 de junho.

No entanto, grupos que monitoram atividades terroristas acreditam que não há razões para acreditar que o homem do vídeo não seja Bergdahl. Ele aparece sentado, olhando para a câmera e está vestido com o uniforme do exército americano. De um lado da imagem, lê-se: "soldado americano capturado pelos Mujahideen do Emirado Islâmico do Afeganistão".

O homem, que parece estar bem de saúde, identifica-se como Bergdahl e diz que nasceu em Sun Valley, no Estado americano do Idaho, e informa seu posto militar, data de nascimento, tipo de sangue, unidade e o nome de solteira de sua mãe. Logo depois é iniciado um ataque verbal à conduta americana no Afeganistão e suas relações com os muçulmanos.