JB Online
WASHINGTON - "Já estamos no Afeganistão há nove anos. Não vamos ficar lá mais oito ou nove anos", disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, nesta quarta-feira. Gibbs comunicou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá anunciar na próxima terça-feira a estratégia do país em relação às tropas no Afeganistão.
No discurso de Obama, que ocorrerá na Academia Militar de West Point, em Nova York, Obama irá falar sobre os motivos da permanência dos Estados Unidos no Afeganistão, seus interesses no país e seu processo de decisão acerca da guerra. Gibbs, que se recusou a dar uma data precisa para a retirada das tropas, declarou apenas que o tempo dos EUA no país será "limitado".
Obama deverá falar sobre os custos da guerra de oito anos, que, de acordo com Gibbs, é "muito, muito, muito, cara". Segundo estimativas da Casa Branca, cada soldado adicional enviado ao Afeganistão custaria U$1 milhão por ano, em adição aos custos para manter a tropas que já estão no país. Segundo o porta-voz, a razão financeira seria um dos fatores decisivos para a decisão de Obama de acabar com a guerra.