ASSINE
search button

Abbas: Lula seria excelente mediador

Compartilhar

Jornal do Brasil

BUENOS AIRES - Em visita à Argentina, o líder da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, afirmou em entrevista ao jornal Clarín que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria um excelente mediador para os conflitos no Oriente Médio, um dia depois de Lula receber a visita do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Ao mesmo tempo em que elogiava Lula, Abbas criticava a atuação dos Estados Unidos, que, segundo ele, não estão fazendo nada para resolver a questão . Críticas à política externa do presidente americano, Barack Obama, também vieram do lado brasileiro. O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse terlça-feira que Obama decepcionou com as posições assumidas sobre o debate sobre mudanças climáticas e a falta de atenção para com a América Latina.

Prosseguindo em sua busca por uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU tese que foi defendida na segunda-feira por Ahmadinejad Lula aproveitou a visita terça-feira do presidente da Republica Tcheca, Václav Klaus, e pediu apoio para o esforço brasileiro. Em tom de crítica, Lula afirmou ser essencial que a ONU dê mais espaço para os países em desenvolvimento.

Precisamos democratizar as instâncias políticas e de segurança disse Lula. Por essa razão, esperamos trabalhar juntos pela reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Entendo esse gesto como um voto de confiança na capacidade brasileira de contribuir para a nova ordem mundial que todos almejamos.

Apesar de o Brasil, aparentemente, ter ganho mais espaço no contexto internacional, a intenção de conseguir uma cadeira definitiva no Conselho de Segurança da ONU dependeria de uma mudança nos estatutos da entidade, o que vai de encontro aos interesses dos Estados Unidos, que jamais apoiaram tal ideia.

O aparente desejo de Lula em fazer com que o Brasil exerça mais influência no contexto internacional é apontada por especialistas como um dos principais motivos de o presidente ter recebido, em um curto espaço de tempo, três dos principais líderes do Oriente Médio. Antes de Ahmadinejad, Lula recebeu Mahmoud Abbas e o presidente israelente, Shimon Peres.

Em sua entrevista ao Clarín, Abbas disse esperar que os Estados Unidos pressionem Israel a parar com os assentamentos de judeus em territórios ocupados por palestinos.