Presidente palestino reúne-se com Cristina Kirchner

Agência ANSA

BUENOS AIRES - O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, chegou neste domingo a Buenos Aires, onde hoje se reunirá com a presidente argentina, Cristina Kirchner.

Abbas e sua comitiva foram recepcionados pelo chanceler argentino, Jorge Taiana, e pelo embaixador palestino no país, Ibrahim Muaqqat.

Nesta segunda, Cristina Kirchner oferecerá um almoço em homenagem ao palestino, a exemplo do que já havia feito na semana passada, quando o visitante era o presidente de Israel, Shimon Peres.

Segundo informações de porta-vozes, o governo argentino manifestará uma posição igual à do Brasil quanto à disposição para impulsionar e mediar um acordo de paz no Oriente Médio.

Antes de viajar à Argentina, Abbas passou pelo Brasil. Ele se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Salvador, na Bahia, na sexta-feira.

A visita de Abbas "oferecerá a oportunidade de compartilhar pontos de vista sobre a situação no Oriente Médio, o estado das negociações entre palestinos e israelenses e as possibilidades de cooperação argentina nesta região", afirmou a Chancelaria de Buenos Aires em nota.

A Argentina "sempre respaldou os processos de paz que visem lograr uma solução definitiva do conflito do Oriente Médio, que assegure o inalienável direito do povo palestino à livre determinação e a constituir um Estado independente e viável, assim como o direito de Israel de viver em paz com seus vizinhos dentro de fronteiras seguras e reconhecidas internacionalmente", diz o comunicado.