Portal Terra
NOVA YORK - Ranking da revista Forbes, divulgado nesta quinta-feira, aponta o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como a pessoa mais poderosa do mundo. A seguir, aparecem o presidente da China, Hu Jintau, e o ex-presidente russo Vladimir Putin. Luiz Inácio Lula da Silva é o 33º do ranking. O governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, considerado o maior produtor de soja do mundo, ficou na 62ª posição.
O presidente do Fed, o Banco Central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, é considerado pela revista o quarto homem mais poderoso do mundo.
A revista justifica a escolha de Lula como 33º de sua lista dizendo que ele "governa o maior produtor de alimentos do mundo, o maior exportador de açúcar, de suco de laranja, de café, de carne e de frango".
Lula fica atrás de outras figuras políticas como os primeiro-ministros da Itália, Silvio Berlusconi (12º lugar), da Alemanha, Angela Merkel (15º), e da Grã-Bretanha, Gordon Brown (29º), ou do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Il (24ª posição na lista), e até mesmo do ex-presidente americano Bill Clinton (31ª) ou do prefeito de Nova York, o milionário Michael Bloomberg, que aparece no 20º lugar.
Nos primeiros lugares da lista estão também empresários, como os fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, em 5º lugar, o mexicano Carlos Slim Helu, em 6º, o magnata da mídia Rupert Murdoch, em 7º, Michael T. Duke, presidente da Wal-Mart, em 8º, e Bill Gates, fundador da Microsoft e homem mais rico do mundo, em 10º.