Agência ANSA
BRUXELAS - O ministro das Relações Exteriores italiano, Franco Frattini, falou hoje que a Itália está preparada para investir na preservação do meio ambiente, mas que os outros países precisam agir da mesma forma.
- Estamos prontos para colocar o dinheiro em cima da mesa, mas é necessário que todos façam o mesmo - afirmou o ministro no primeiro dia da reunião do Conselho Europeu, na cidade belga de Bruxelas.
A cúpula ocorre entre hoje e amanhã e tem como uma de suas principais questões o financiamento da luta pela preservação do meio ambiente, principalmente em relação ao apoio aos países em desenvolvimento.
Durante o encontro, os mandatários presentes debateram a criação de um fundo de ajuda para mitigar as consequências do combate às mudanças climáticas sobre as nações mais pobres.
A ideia, porém, foi rejeitada por nove países do Leste Europeu. - A proposta de repartição de encargos, atualmente em discussão, é inaceitável - declarou o premier da Hungria, Gordon Bajnai.
Ainda durante o evento, o ministro das Relações Exteriores da Itália falou da importância de que as nações pertencentes à União Europeia estabeleçam um acordo sobre o clima durante o encontro de hoje, tendo em vista a realização, em dezembro, da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, na capital dinamarquesa de Copenhague.
- Existe ainda uma grande separação sobre critérios e divisão de tarefas, mas esperamos chegar a um acordo e trabalharemos por isso - acrescentou.
Frattini está na cúpula representando o premier italiano, Silvio Berlusconi, que não pôde ir por motivos de saúde. O evento reúne chefes de Estado e de Governo dos países membros da União Europeia.