Obama deve vir ao Brasil até 2010, diz embaixador brasileiro

Portal Terra

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, possivelmente fará sua primeira visita ao Brasil entre o fim do ano e o começo de 2010, segundo o embaixador brasileiro em Washington, Antônio Patriota. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o diplomata, citado pelo jornal, a visita prevista para os "próximos meses" de William Burns, o número 2 do Departamento de Estado americano, ao Brasil daria início a uma série de viagens de autoridades norte-americanas ao país. Após a vinda de Burns, as outras viagens esperadas são as da secretária Hillary Clinton e a de Obama.

Questionado na quinta-feira sobre a possível viagem de Obama, Patriota disse a jornalistas que a aprovação de Thomas Shannon para o cargo de embaixador no Brasil, hoje emperrada no Senado dos EUA, "provavelmente seria o primeiro passo para uma série de visitas" dos americanos.

- A série aconteceria mais ou menos assim: esperamos a viagem do subsecretário Bill Burns para os próximos meses, que abriria caminho para a secretária de Estado, Hillary Clinton, que desenvolveu uma relação muito construtiva com nosso ministro, Celso Amorim, e, talvez, no fim do ano, começo do ano que vem, poderíamos dar as boas-vindas para o presidente Obama - disse.

- Eu sei que Obama também está interessado em visitar outro país sul-americano importante, cuja presidente terá de deixar o governo no começo do ano que vem, então esperamos que ele venha antes de ela sair, o que será em março - disse o brasileiro, referindo-se à chilena Michelle Bachelet, que deixa o cargo em março.