Cristina Kirchner encerra visita à Índia

Agência ANSA

NOVA DÉLHI - A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, encerra hoje sua visita oficial à Índia com reuniões com políticos de Mumbai e empresários dos dois países.

Cristina, primeira mandatária argentina a visitar a Índia em 15 anos, chegou a Nova Délhi na terça-feira e se reuniu com a presidente Pratibha Patil e com o primeiro-ministro Manmohan Singh.

Os governantes assinaram acordos de cooperação sobre o uso pacífico de energia nuclear e o intercâmbio de ciência e tecnologia, além de terem concordado em aprofundar o diálogo bilateral e diversificar o intercâmbio comercial.

- Estamos dando um primeiro passo importante depois da última visita presidencial, realizada há 15 anos, quando o mundo era totalmente diferente deste que vivemos hoje - explicou Cristina em um seminário de empresários argentinos e indianos, segundo publicou a agência Télam.

A presidente também afirmou que espera aumentar as relações comerciais entre os dois países, dos atuais US$ 1,3 bilhão para US$ 3 bilhões em 2012.

- Meu país tem muito a oferecer à Índia, sempre no contexto de uma associação estratégica, com continuidade e um plano de ação - comentou Cristina.