Irã aborda questão nuclear em Genebra, diz diplomata

REUTERS

GENEBRA - O negociador nuclear iraniano abordou a questão do programa atômico do país na sua declaração de abertura da reunião desta quinta-feira em Genebra com seis potências mundiais, disse um diplomata ocidental envolvido no evento.

Ele afirmou que Saeed Jalili citou o programa nuclear iraniano 'de forma geral', embora Jalili e outros funcionários iranianos tivessem dito anteriormente que não estariam dispostos a discutir os 'direitos nucleares' do Irã nessa reunião.

Esse diplomata, que está presente ao encontro, disse sob anonimato que 'o UE3 (Grã-Bretanha, França e Alemanha) reiterou que a oferta de julho de 2008 (de benefícios políticos e econômicos em troca do fim do programa iraniano de enriquecimento de urânio) ainda está sobre a mesa'.

Além do trio europeu, participam do encontro também representantes de EUA, Rússia e China, além de Javier Solana, chefe da política externa da União Europeia.

O diplomata relatou que não estava claro se os iranianos dariam a portas fechadas algum sinal de que estariam dispostos a fazer concessões quanto à suspensão do enriquecimento, conforme exigiu o Conselho de Segurança da ONU em cinco resoluções já aprovadas.