ASSINE
search button

EUA e Israel têm nova reunião sobre assentamentos

Compartilhar

REUTERS

JERUSALÉM - O enviado dos Estados Unidos George Mitchell e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tiveram novas conversas nesta quarta-feira sobre um acordo para congelar os assentamentos e se encontrarão novamente na sexta-feira para uma reunião que não estava prevista. - O primeiro-ministro e o senador Mitchell tiveram uma boa reunião esta manhã - afirmou o gabinete de Netanyahu em comunicado.

- Após sua conclusão, eles decidiram continuar as discussões numa reunião que ocorrerá nesta sexta-feira, depois que o senador Mitchell retornar a Israel de visita aos países da região - acrescentou.

Netanyahu tem resistido aos pedidos do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para suspender as obras nos assentamentos judeus na região ocupada da Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, estabeleceu as condições para uma retomada das negociações de paz com Israel para a criação do Estado palestino à suspensão nas atividades de assentamento como previsto no acordo de 2003.

Mitchell chegou a Israel no sábado e encontrou-se com Abbas e Netanyahu na terça-feira, mas deu prosseguimento a suas discussões com o líder israelense nesta quarta-feira.

O enviado tem tentado conseguir um acordo para realizar um encontro com o líder palestino, Netanyahu e Obama na próxima semana, na Assembleia Geral da ONU em Nova York.