China e Taiwan trocam as primeiras mensagens oficiais em 60 anos

Agência AFP

PEQUIM - A China e Taiwan trocaram nesta segunda-feira suas primeiras mensagens oficiais diretas em 60 anos, por ocasião da reeleição do presidente taiwanês, Ma Ying-jeu, líder do partido Kuomintang (KMT, no poder), informou a agência oficial Nova China. - Ma Ying-jeu, quero felicitar-lhe por sua eleição à presidência do Kuomintang - declarou o presidente chinês, Hu Hintao, falando na qualidade de secretário geral do Partido Comunista Chinês (PCC).

- Espero sinceramente que nossas formações continuem promovendo um desenvolvimento pacífico em ambas as partes do estreito e uma confiança política recíproca e que trabalhemos conjuntamente rumo ao renascimento do povo chinês - acrescentou Hu, cujas palavras foram difundidas pela agência Nova China.

Ma, por sua vez, comemorou as relações chino-taiwanesas, que encontraram o "caminho da paz". Ma Ying-jeu, que é favorável a uma aproximação com a China, foi eleito domingo chefe do partido nacionalista KMT com mais de 92% de votos.

Ma já esteve à frente deste partido em 2005 e renunciou dois anos mais tarde por acusações de desvio de verbas, das quais foi absolvido.