Índia lança o seu primeiro submarino nuclear

REUTERS

NOVA DÉLHI - A Índia lançou neste domingo o seu primeiro submarino nuclear, capaz de lançar mísseis, segundo autoridades. O submarino Arihant, o primeiro de dois que serão construídos com apoio técnico da Rússia, vai passar por testes no mar antes de sua adoção formal em 2015.

O projeto é parte de um plano de 2,9 bilhões de dólares para construir cinco submarinos, projeto atrasado durante anos por problemas técnicos, de acordo com autoridades.

O país já tem caças e mísseis capazes de transportar ogivas nucleares. Especialistas dizem que a Índia moderniza as suas Forças Armadas e foca no incremento da sua força naval, para conter o interesse da China na região.

Os dois países são grandes parceiros comerciais, mas preocupa os indianos o poder militar crescente chinês, à medida que Pequim continua a fornecer armas para Paquistão e Sri Lanka.

- O mar se torna cada vez mais relevante para os interesses de segurança da Índia e precisamos nos adaptar a essa mudança - afirmou o premier do país, Manmohan Singh, depois de lançar o submarino para testes.