ASSINE
search button

Milhares fogem de incêndio florestal no oeste do Canadá

Compartilhar

REUTERS

VANCOUVER - As equipes dos bombeiros avançaram lentamente no domingo para controlar os incêndios florestais que deixaram milhares de desabrigados numa localidade do oeste do Canadá. O vento e o tempo seco alimentam as enormes labaredas que começaram no sábado nos morros ao longo do lago Okanagan, a oeste da cidade de Kelowna, na Colúmbia Britânica.

- Os ventos estão definitivamente agravando a atividade do fogo - disse Elise Riedlinger, porta-voz do Serviço Florestal da Columbia Britânica, que não fez estimativas quanto a prazos para debelar o incêndio.

Não há relatos de mortos ou feridos, mas sabe-se que pelo menos três casas foram destruídas. Bombeiros e funcionários usando mangueiras conseguiram proteger um grande moinho pertencente à empresa Gorman Brothers Ltd., que estava sob ameaça do fogo.

Cerca de 17 mil pessoas já foram orientadas a deixar suas casas ou a preparar uma desocupação tão logo recebam ordens das autoridades nesse sentido.

A polícia disse estar investigando a causa do incêndio. Mais de 200 bombeiros trabalham no local, ajudados por helicópteros e aviões que lançam água e produtos químicos sobre as chamas.