Adolescente americano termina volta ao mundo de veleiro em 13 meses

Agência AFP

LOS ANGELES, EUA - Um adolescente da Califórnia, oeste dos Estados Unidos, Zac Sunderland, completou nesta quinta-feira a volta ao mundo sozinho a bordo de um veleiro, tornando-se um dos mais jovens a empreender esta façanha após 13 meses viajando.

- Foram 13 meses de loucura e, claro, é impressionante finalmente ter chegado aqui - disse um tímido Sunderland, afirmando que agora que gostaria de subir o Everest e planeja escrever um livro contando suas aventuras.

O jovem, que completou 17 anos no dia 29 de novembro, quando passava pelo Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África, disse esperar que sua travessia inspire muitos jovens e derrube alguns preconceitos dos adultos em relação aos adolescentes.

- A sociedade coloca os jovens que têm entre 15 e 18 anos dentro de uma caixa, na qual ninguém espera muito deles. Tendem a pensar que só precisam ir ao colégio e jogar futebol, mas isso não é tudo, sabem? - declarou - Mas há muito mais potencial no que esta gente pode fazer com a motivação e a ambição corretas na vida.

Zac Sunderland atracou nesta quinta-feira no porto de Marina del Rey, oeste de Los Angeles, de onde havia zarpado no dia 14 de junho de 2008, aos 16 anos.