Agência ANSA
WASHINGTON - Começou hoje no Senado dos Estados Unidos a primeira audiência de confirmação da juíza Sonia Sotomayor, nomeada em maio pelo presidente Barack Obama para a Corte Suprema dos Estados Unidos. Se for ratificada, será a primeira hispânica a ocupar o cargo máximo do tribunal norte-americano.
As audiências, que deverão durar toda esta semana, estão sendo conduzidas pelo Comitê de Justiça do Senado, composto por 19 parlamentares. A juíza é filha de porto-riquenhos, mas nasceu e foi criada no Bronx, em Nova York.
A Casa Branca informou que Obama se encontrou com Sotomayor ontem, para lhe desejar sorte no processo de ratificação. O mandatário disse confiar que a juíza se tornará a primeira representante da minoria hispânica e a terceira mulher a compor a Corte Suprema.
A audiência desta manhã foi aberta pelo senador democrata Patrick Leahy. A imprensa norte-americana considera que as audiências desta semana deverão ser longas e difíceis, já que a oposição republicana tentará colocar Sotomayor contra a parede, sobretudo sobre alguns de seus veredictos em casos de discriminação.
Nos últimos dez anos, Sotomayor foi membro do tribunal federal de apelações. Enquanto esteve no cargo, a juíza deu declarações que causaram polêmica entre os republicanos. Ela afirmou que, em muitos casos, uma juíza mulher e latina pode tomar melhores decisões que um juiz homem e branco.
Após ser acusada de racismo, Sotomayor esclareceu que sua intenção era dizer que uma representante de uma dupla minoria tem mais condições de entender os problemas de outras numerosas minorias.
A juíza preocupa a bancada republicana do Senado pelo fato de não serem conhecidas suas posições sobre questões polêmicas, como o aborto. Apesar disso, Sotomayor deverá ser ratificada pelos legisladores, já que a bancada democrata é maioria na Casa.
A candidata à Corte Suprema passou as últimas semanas se preparando para as audiências. Para isso, ela contou com uma equipe de especialistas da Casa Branca, que a treinaram para responder adequadamente aos questionamentos que deverão ser feitos pelos opositores.
Após passar a juventude na periferia de Nova York, Sotomayor estudou na renomada escola de direito de Yale, onde também se graduaram o ex-presidente Bill Clinton e sua esposa e atual secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.