ASSINE
search button

Bento XVI inicia período de férias e elogia cúpula do G8

Compartilhar

Agência ANSA

ROMA - O papa Bento XVI iniciou nesta segunda-feira um período de férias que irá até o próximo dia 29 na localidade de Les Combes, situada na região do Vale de Aosta, noroeste da Itália.

Ao chegar ao local, o pontífice voltou a falar da 35ª Cúpula do G8, realizada entre quarta e sexta-feira da semana passada na cidade italiana de L'Aquila, e cujos resultados considerou positivos. - Parece-me que a Cúpula do G8 ocorreu muito bem - disse.

O encontro, que reuniu os líderes das sete economias mais industrializadas do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) e da Rússia, também contou com a presença das chamadas nações emergentes, entre elas Brasil, México, África do Sul, Índia, China e Egito.

Durante os três dias de debates, as autoridades concordaram em diminuir em 80% a emissão de gases causadores do efeito estufa até 2050, prometeram destinar até US$ 20 bilhões ao combate à fome e pediram a regulamentação do sistema financeiro mundial.

O papa, que durante a cúpula se reuniu em audiências privadas com diversos governantes, entre eles o presidente norte-americano, Barack Obama, chegou a Les Combes de helicóptero por volta das 12h30 locais desta segunda-feira (7h30 em Brasília).

Ele foi recebido por autoridades políticas, como o prefeito de Introd (cidade da qual faz parte Les Combes), Osvaldo Naudim, o bispo de Aosta, Giuseppe Anfossi, o presidente da região, Augusto Rollandin, e o presidente do Conselho Regional do Vale de Aosta, Alberto Cerise.

Um grupo de crianças também deu as boas-vindas ao pontífice, dizendo "boas férias" em italiano, francês e no dialeto local. Bento XVI foi presenteado com um buquê de flores, um Copo da Amizade (peça tradicional da região usada para tomar café) e um cálice, em alusão ao Santo Graal.

Ressaltando a beleza de Les Combes, o papa afirmou que seu período de férias será dedicado "sobretudo ao repouso", mas com alguns momentos de trabalho.

O pontífice deverá fazer duas sessões públicas até o dia 29. A primeira ocorrerá no próximo domingo (19), quando presidirá a celebração do ngelus na Praça Ruggia, diante da igreja dos Santos Pedro e Solutore.

Uma semana depois, no dia 26, às 12h locais (7h em Brasília), ele fará a mesma celebração, mas em sua residência de Les Combes. Esta é a terceira vez que Bento XVI passa férias na região. Seu antecessor, o papa João Paulo II, esteve na localidade por dez vezes.