ASSINE
search button

Papa fala sobre resultados de Cúpula do G8 com premier canadense

Compartilhar

Agência ANSA

CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI se reuniu neste sábado, em uma audiência privada, com o premier canadense, Stephen Harper, com quem discutiu os resultados da 35ª Cúpula do G8, encerrada ontem na Itália.

Bento XVI e Harper conversaram sobre a política internacional, os resultados da cúpula realizada em L'Aquila (cidade escolhida pela presidência italiana do G8 para as reuniões), além da nova encíclica 'Caritas in Veritate', publicada na última terça-feira.

"Em particular, [eles falaram] sobre a crise econômica, financeira, suas implicações éticas, a ajuda aos países em desenvolvimento, principalmente a África", informou um comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano divulgado após o encontro.

Em uma reunião de cerca de 20 minutos, os dois líderes conversaram ainda sobre o aquecimento global, o desarmamento e a não proliferação nuclear. Outro tema de "grande importância" foi a questão do "Oriente Médio e as perspectivas de paz" a esta região.

"Acredito que foi um encontro muito bom", disse Harper, que estava acompanhado de sua esposa e de seus dois filhos.

Na tradicional troca de presentes, o premier canadense entregou ao Papa um vaso, assinado pelo designer canadense André Kuntz, em estilo moderno. Já Bento XVI o presenteou com uma caneta, com a reprodução do pórtico de Bernini, e algumas medalhas de seu Pontificado.

Na Itália desde a última quarta-feira para participar da cúpula dos países mais industrializados e a Rússia, Harper foi o último líder a ser recebido pelo Papa esta semana.

Ontem, o Pontífice se reuniu com o presidente norte-americano, Barack Obama, e ao longo da semana, foram recebidos outros líderes que participaram das sessões de trabalho do G8.