Agência ANSA
MÉXICO - O ex-presidente mexicano Vicente Fox (2000-2006) criticou nesta quarta-feira o atual mandatário do país, Felipe Calderón, ambos do Partido Ação Nacional (PAN, direita), e disse que durante seu mandato "trabalhou permanentemente próximo à cidadania", o que, em sua opinião, não acontece agora.
Em uma carta enviada ao jornal local Excélsior, após as eleições do último domingo, nas quais o PAN sofreu uma forte derrota, o ex-chefe de Estado rejeitou qualquer comparação com o atual presidente e disse que "Fox não é Calderón".
Na carta, redigida em terceira pessoa, Fox disse que em sua gestão "manteve o país em paz e com desenvolvimento econômico", em comparação com a administração atual.
Desde que Calderón assumiu, mais de 12 mil pessoas morreram em virtude da onda de violência vinculada ao crime organizado. A economia sofreu uma recessão de 10% no segundo trimestre deste ano e teme-se que a contração econômica feche o ano em 8%, de acordo com cálculos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
- Não é apenas a história, são os fatos irrefutáveis, contundentes e comprováveis que demonstram que o presidente Vicente Fox deu ao país o que muitos outros não conseguiram - defendeu o ex-mandatário.