Agência ANSA
ROMA - O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, presenteará hoje os líderes da Cúpula do G8 com uma edição especial de um livro de arte sobre as obras do escultor italiano Antonio Canova.
O livro é produzido com materiais nobres. A capa, feita de uma chapa de mármore Carrara, reproduz em relevo a obra 'Grazie e Venere'. A encadernação e o papel, feitos à mão, trazem fios de ouro e seda.
Foi usada também uma técnica de serigrafia para reproduzir 26 desenhos do artista, além das 77 fotos das esculturas realizadas por Mimmo Jodice, um dos fotógrafos contemporâneos mais famosos da Itália.
Antonio Casanova foi um escultor italiano muito reconhecido por suas obras realizadas em mármore e é considerado um dos maiores representantes do neoclassicismo.
A Fundação Marilena Ferrari confeccionou dez exemplares, com o apoio de 23 artesãos italianos que os realizaram de forma gratuita.
Os dez volumes serão entregue aos chefes de Governo de Estados Unidos, Japão, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha e Rússia, ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e ao presidente de turno do Conselho da União Europeia, Fredrock Reinfeldt. Berlusconi deverá ficar com um exemplar.
O volume, que pesa 24 quilos, será entregue em um caixa, acompanhado por duas caixas pequenas, feita em mogno e com o acabamento em folha de ouro. Uma contém um marcador de páginas em seda e prata e uma lupa, na outra a transcrição manual dos hinos nacionais de cada país-membro do grupo.