ASSINE
search button

Argentina: novo ministro da Economia estatizou previdência

Compartilhar

Agência AFP

BUENOS AIRES - Amado Boudou, o novo ministro argentino da Economia, tem origem liberal, mas liderou o processo de reestatização do sistema de aposentadorias na Argentina, promovido pela presidente Cristina Kirchner.

Doutorado em Economia no Centro de Estudos Macroeconômicos Argentino (Cema), Boudou, de 46 anos, assumiu em 2008 a direção da Administração Nacional de Previdência Social (Anses), de onde administrou a estatização dos fundos privados de aposentadoria.

Na ANSES, Boudou também foi encarregado de desenhar uma série de linhas de crédito para a compra de automóveis, eletrodomésticos e casas.

Licenciado em Economia na estatal Universidade Nacional de Mar del Plata (sul), Boudou tem mestrado em Economia na Cema e estudou administração pública na Universidade de Bologna, em Buenos Aires.

Secretário da Fazenda e Finanças do Município da Costa - que reúne vários balneários da Costa Atlântica argentina - a partir de 2003, Boudou também foi gerente de Orçamento e Controle de Gestão da Anses, entre 2001 e 2003.